quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sistema Cíclico de Comunicação de Massa





Todos os dias somos atingidos por muita “comunicação”, seja nas redes sociais, outdoors nas ruas, na TV. A mídia determina costumes, e isso é o que é conhecido como Sistema Cíclico de Comunicação de Massa. A mídia tem os seus objetivos, produz conteúdos específicos para um público ou para a grande massa. O ciclo determina o seguinte caminho: Meios de Comunicação > Produção de Mídia > Recepção > Resposta social. Depois de produzir esse material ela envia pelos canais de mídia todos esses produtos os quais são recepcionados por nós nos mais variados canais. Novelas, programas de TV, programas de rádio, revistas, jornais. O passo final é a resposta do público, como ele reage. A internet é o meio mais rápido, e também nos dá o poder de acessar no momento em que desejarmos. Já a TV tem um alcance maior, mas os horários são determinados. Isso não determina que a influência da TV seja menor do que o da internet. As durações de resposta são as mais variadas, umas duram mais outras menos, pois no dia-a-dia os produtos são substituído. Quem nunca falou uma gíria usada por um personagem de novela? É difícil encontrar quem não. Mas como foi dito, isso vai passando pois outros materiais são lançados no nosso dia-a-dia.
Existem também algo no ciclo chamado NICHO. São conteúdos feitos para públicos específicos, e que se veiculados para grande pode perder a relevância. O canal mais aliado a esse grupo é a internet, já que ela nos dá o poder de liberdade de conteúdo e acesso.

Postado por: Luiz Carneiro (RVTI - 2013.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário