quinta-feira, 4 de abril de 2013

O quarto poder


O filme mostra a historia de um repórter que está em um museu fazendo uma matéria e encontra a situação perfeita para um "furo" e, assim, conseguir subir na carreira, baseando-se na ideia de que: "uma imagem vale mais que mil palavras”. A obra mostra um rapaz (Sam) que foi demitido do museu e tenta pedir seu emprego de volta com uma espingarda, assim, intimidando a diretora do museu. Entretanto, por acidente, o vigia do museu é baleado e as crianças que visitavam o museu foram “usadas como reféns”.  No decorrer do filme mostra o sensacionalismo em cima disso, como as mídias posicionam-se em relação ao fato, mudando de versões várias vezes, como: “o desempregado marginalizado pelo sistema” a “psicopata”
O quarto poder mostra como a mídia tem a capacidade de manipular a opinião pública. No momento em que Max faz uma entrevista ao vivo com Sam e logo na cena seguinte tem um grupo de pessoas com camisas apoiando Sam, reflete o que diz a teoria hipodérmica. A obra também mostra algumas características do sensacionalismo. Há um caso muito parecido com o do filme aqui no Brasil: Eloá e Lindemberg, que foi o caso do ex-namorado que sequestrou Eloá e a melhor amiga. A repercussão do caso na imprensa foi impressionante, todos os canais passavam a cobertura do sequestro – que acabou em tragédia – e meses depois poucas pessoas lembravam do ocorrido.
O que toca muito no filme é ver o poder que a mídia tem para manipular a vida das pessoas a ponto de destruir uma família, de como a opinião do publico é volátil, da falta de ética de alguns profissionais de comunicação que se preocupam mais com o ibope do que com a credibilidade da noticia.


Por: Sylvia Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário