quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sociedade de Massa e Manipulação

Por Luiz Carneiro

       Os meios de comunicação de massa podem ser usados para passar informações úteis, como para alienar, determinar um modo de pensar, de ver as coisas. E foi isso que foi discutido na aula de Teoria da Comunicação com o professor Bruno Nogueira. A sociedade de massa é indefesa, frágil e passiva. Uma mensagem passada por uma mídia de massa é aceita facilmente, principalmente quando o comunicador tem uma grande credibilidade. Mas até os os veículos de comunicação sofrem uma manipulação, por exemplo, dos anunciantes. Eles ficam restritos de notícias por conta dos negócios fechados com anunciantes, sejam empresas ou governos.
      Também existe manipulação entre as empresas de comunicação, que muitas vezes estão ligadas diretamente ou não, a grandes empresários de um outro setor. Em alguns casos, existem até acordo comercial ou de imagem entre as empresas de comunicação. Mas uma das mais existentes manipulações são do governo, sejam eles federal, estaduais ou municipais para com os grupos de mídia.
    Um caso bastante conhecido foi na campanha de uma eleição presidencial, a TV Globo anunciou em seu jornal de mais credibilidade, o Jornal Nacional, que o candidato José Serra teria sido agredido fisicamente por militantes petistas. Só que apenas foi jogado uma bolinha de papel na cabeça do presidenciável tucano. Foi armado um circo em cima do fato e anunciado. Segue a reportagem exibida na TV Globo e uma reportagem do SBT analisando o caso. Tirem suas próprias conclusões.










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