sexta-feira, 5 de abril de 2013

Teoria Crítica e Cultura de Massa

O início deu-se na Escola de Frankfurt, no ano de 1924. Estudiosos de filosofia e de ciências sociais baseados no pensamento marxista, criaram a Teoria Crítica da Sociedade. Corrente esta que difundiu expressões como "indústria cultural" e "cultura de massa". Max Horkheimer e Theodor Adorno, principais integrantes, formaram o conceito de Indústria Cultural. Que baseia a produção da cultura como mercadoria, assim esses produtos eram produzidos com o intuito de barrar a atividade mental do público

Padronizar é revogar personalidade, individualidade, é exigir que todos sigam padrões. Assim o entendimento que a mídia se direcionou foi de uma indústria que forja e manipula. Os meios de comunicação de massa se tornaram instrumentos de controle do pensamento dos demais telespectadores e ouvintes.

A cultura de massa foi estimulada pela mercadoria cultural. Surgindo a produção em série, cravado no âmbito da Revolução Industrial. A produção em série fez com que várias obras de arte, fotografias, músicas, entre outros perdessem sua originalidade. Logo após surge o conceito de "fim da música". Visando somente os lucros, manipula-se e anestia-se massas. 





Aula do dia 08/03/2013 Por Isadora Maria Barros (Jornalismo 2013.1) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário